COMO TUDO COMEÇOU... DEZEMBRO DE 1992...

PROGRAMA PROJETO DOS MENINOS E MENINAS | 05:45:00 | 1 comentários

Estava eu na portaria da Creche Comunitária Dona Marta Carneiro, vendendo ingressos para uma feijoada beneficente. A noite estava limpa e a comunidade ia, aos poucos, se acomodando nas mesas espalhadas pelo gramado.

-Boa noite, vamos entrar ! Aproveitem que a feijoada está caprichada...

Foi uma noite diferente e, após esta, fui me envolvendo com a comunidade. Recebi, na mesma semana, um convite para iniciar e coordenar um projeto voltado para crianças e adolescentes, em um bairro da periferia de Uberaba. Esse Projeto era um sonho antigo de 3 irmãs dominicanas. Segunda-feira, dia 29/02/1993, seria meu primeiro dia. Por onde começar? Como? Ninguém me conhecia...
Na véspera, bem cedo, fui conhecer o local onde seria o Projeto. Era uma chácara pequena – 9.660 m2 com algumas mangueiras frondosas completando a paisagem local. Fiquei, durante algum tempo, acomodado à sombra das mangueiras e comecei a pensar: Por onde eu começaria ? Primeiro eu teria que atrair e cativar alguns meninos. Mas como ? Falar o que ? O chão estava cheio de pequeninas mangas que haviam caído prematuramente. Peguei algumas e, brincando de aprimorar minha pontaria , fazia de um buraco no chão meu alvo. Joguei uma, duas, três e... “peraí” , tive uma idéia! Bolas de gude! Biloca ! Porque não pensei nisto antes?
Bem perto dali havia uma venda ... Perguntei ao vendeiro:
- Bom dia. Tem bolas de gude ?
- Tem. Quantas ?
- 50 e o troco pode ser em balas, chicletes, pirulitos...
Tudo pronto. O vendeiro dividiu a mercadorias em duas sacolas e lá fui eu, à “caça aos meninos”
Perto , havia uma praça e observei alguns meninos por ali, brincando. Cheguei e perguntei:
- Alguém aí quer jogar biloca?
Um logo respondeu perguntando :
- Valendo?
- Se vocês quiserem, mas vocês vão perder...
- Os quatro garotos começaram rir e disseram:
- Você paga um refrigerante se perder?
- Combinado!
Um magrinho deu uma gargalhada –Ah! , Ah! , Ah! – e largou:
- Deixa comigo, vamos fazer um limpa...
Convidei , a todos para irem até a chacrinha e, chegando, o jogo começou ... Era uma , duas , três, quatro, cinco, dez, quinze , trinta , e finalmente a última biloca . Foi rápido , eu estava liso. Realmente, eles me rapelaram.
Um disse:
- Tem mais?
- Não, alguém me empresta uma?
- E o nosso refrigerante ?

Voltei no vendeiro –eles me acompanharam- comprei três refrigerantes grandes e ficamos ali, um bom tempo.
- Temos que aprontar “pra aula”. Volta amanhã de novo!
- Vocês vão estar por aqui?
- Vamos sim. Ah! , não esquece, compra mais biloca, ta?
Eu disse:
- Convidem mais colegas . Amanhã às 8 horas eu venho.
No terceiro dia, o “ Projeto dos Meninos “ já contava com 9 meninos : Gilmarím, Wellingtom, Renato, Afrânio, Bilanca , Eraldo, Edvaldo, Magrelo e Branco. Era jogo de biloca o tempo todo e a premiação eram balas, chicletes e pirulitos. Entre um jogo e outro, conversávamos imaginávamos como ficaria este Projeto no futuro. Cada um dava a sua idéia: Piscina, campo de futebol, quadras, quiosques com churrasqueiras, uma indústria ou fábrica de alguma coisa, talvez de picolé sorvete, balas ou, quem sabe, de bolacha. Cada um dava a sua idéia. ...Cada idéia era gravada na imaginação e sempre, todos os dias, alimentávamos esses sonhos...
Cada dia era um dia diferente e durante os jogos e brincadeiras, ficávamos nos conhecendo melhor. Eu estava sempre atento para saber detalhes da vida de cada um. Bilanca era o mais”mandão “ , Gimarim era seu melhor amigo; Wellington, o mais intelectual; Renato e Afrânio eram primos, o Eraldo e o Edvaldo, irmãos; Warlei, o mais sorridente, e o”Branco”, o mais bonzinho, educado, criativo; ele estava o tempo todo se distraindo:um pedaço de graveto logo virava um avião, goiabas, viram vaquinhas e pedaço de tijolo, imaginem, rapidamente se transformava em revólver. Fizemos, eu me lembro, um campeonato de “ Fazendinhas “. Cada um tinha que fazer a sua “ fazenda “ com material reciclável: restos de madeiras, vidros, plásticos e outros materiais. Depois de algum tempo, as “ Fazendinhas “ iam tomando forma...
- Olha como está a Fazendinha do Branco? Disse o Warlei.
- Puxa! Faz umas vaquinhas pra mim?

A Fazendinha do Branco estava tão bonita que ninguém mais quis continuar a fazer a sua. Todos preferiram “ ajudá-lo “ a terminar o trabalho. No outro dia, a primeira coisa que eles queriam era continuar brincando com a fazendinha mas, infelismente, por ali ser um corredor de passagem de vacas, vocês já imaginaram o que pode ter acontecido: sobrou muito pouca coisa... A brincadeira teve que ser substituída.
E assim, dia após dia, íamos fazemos com que o Projeto se tornasse um espaço desafiador e estimulador; um lugar onde as crianças pudessem realizar seus sonhos, mesmo que estes fossem ficar apenas na imaginação. Produzir, estimular, desafiar, realizar, fazer, criar, brincar, organizar, inventar, e incentivar as crianças e adolescentes a conviverem harmoniosamente era um dos principais objetivos do “projeto dos Meninos”.
Desenvolver e/ou resgatar valores humanos: a NÃO VIOLENCIA, a AÇÃO CORRETA, a PAZ, o AMOR, a VERDADE, a sua finalidade.
A escolha do nome “PROJETO DOS MENINOS”, foi feita pela Irmã Anita rocha. Ela, sabia muito bem como dar as mãos às nossas investidas. As três Irmãs Dominicanas: Ir. Anita Rocha, Ir. Terezinha Prado de Azevedo e Ir. Marie France Jougla sempre nos apoiaram em todas as iniciativas. Tudo no Projeto, os meninos escolhiam; tudo eles decidiam e ainda decidem. Eles sempre foram e continuam sendo, até hoje, os protagonistas do PROJETO DOS MENINOS, os protagonistas de sua fundação, construção, expansão evolução e progresso. Nesta caminhada, conquistamos parcerias e muitas amizades; alcançamos vitórias, superamos desafios, avançamos, mas nunca deixamos para trás a história construída: como e onde tudo começou.
Hoje o PROJETO DOS MENINOS se transformou em um Centro de Formação, Educação e Desenvolvimento.
À todas as crianças e adolescente que passaram, participaram e participam conosco desse sonho, o meu muito obrigado, por todas as horas e todos os momentos vividos.
Marco Cury - Celular (34) 8848 1437 - Uberaba/MG

Category:

Um comentário:

  1. QUE BOM!!!!!Acreditamos em ações que começam do nada e frutificam com o passar do tempo!!!!!!
    Alineriane.

    ResponderExcluir