CAMPANHA DA FRATERNIDADE

PROGRAMA PROJETO DOS MENINOS E MENINAS | 10:09:00 | 0 comentários

CAMPANHA DA FRATERNIDADE E
MOVIMENTO ALERTA JUVENTUDE DO PROJETO DOS MENINOS (AS)


Desde 1993 o Projeto dos Meninos vem trabalhando a inclusão social, o empreendedorismo e a busca pela paz. O “MOVIMENTO ALERTA JUVENTUDE” do Programa Projeto dos Meninos (as) tem o objetivo de promover a paz e dizer não à violência. Dialogar com as crianças, adolescentes e jovens sobre os direitos e deveres, onde buscar ajuda e, principalmente, construir em conjunto as formas de se evitar a violência são as formas de trabalho adotadas que sensibilizam e informa os participantes sobre a discriminação racial, o preconceito contra a mulher, a violência doméstica, na escola e na rua, o assédio sexual e outros.
Atualmente, o Projeto dos Meninos (as) está sendo desenvolvido em 2 Bairros da cidade de Uberaba: Projeto dos Meninos(as) I no Bairro Gameleira e Projeto dos Meninos (as) II, no Residencial 2000.

Nos anos anteriores os jovens participantes realizaram palestras na Escola do Bairro alertando os alunos sobre as letras de algumas músicas que denegriam a imagem da mulher. Nos anos de 2008, em 2009, e agora em 2010 o Movimento promove reuniões semanais com os participantes com o objetivo de realizar debates, estudos de casos do bairro, trabalhos em grupos e discussões sobre os tipos de violências que estão mais próximas da realidade das crianças e adolescentes, as mais vividas e conhecidas por eles.

A meta é descobrir quem está sofrendo com algum tipo de violência e discutir sobre as pequenas ações que geram essa violência, onde e o quê é mais comum, como evitar e enfrentar situações cotidianas conflitantes, como criar métodos eficazes para combater as agressões mais comuns e onde buscar ajuda quando a violência se torna mais grave.

A Educadora Social Edna Julia Araújo Cury esclarece que “a juventude é uma fase em que os jovens se deparam com momentos de insegurança e indefinição, e conseqüentemente, realizam escolhas e adotam novos comportamentos, e quando eles vêm de uma família com muitos problemas, nem sempre as escolhas são acertadas, a partir dessa realidade criamos o Movimento Alerta Juventude. A intenção é criar um momento de desabafo para minimizar as angústias, a partir dos relatos mostramos de fato o que se deve fazer quando a violência acontece dentro da família, no bairro e na vizinhança, a proposta é envolvê-los nas discussões e na busca das soluções.”

O Movimento Alerta Juventude foi encaminhado para o Fundo Brasil de Direitos Humanos e recomendado pela pró-reitoria da UFTM.
"Queremos Agradecer ao Dom Aloísio Roque Oppermann - Arcebispo Metropolitano de Uberaba, MG pela parceria. O Projeto dos Meninos(as) todos os anos participa da Campanha da Fraternidade. Temos com isso, aprendido a importância de estimularmos as crianças e os adolescentes a dar – de forma ética - um passo certo de cada vez todo dia". conclui Edna Julia de Araújo Cury/Vice-Presidente do Projeto dos Meninos/Instituto de Formação, Estudos e Pesquisa São José Operário.

Category:

0 comentários