Trabalhe e exercite o protagonismo nos jovens.

PROGRAMA PROJETO DOS MENINOS E MENINAS | 05:58:00 | 0 comentários




Para nós do Projeto dos Meninos & Meninas as crianças e os adolescentes podem ser agentes de transformação da realidade através do despertar da consciência crítica e de suas capacidades individuais. 

Enquanto uma parcela da sociedade, enxerga os jovens como alienados, problemas sociais ou a causa deles, entendemos a juventude como o futuro do país e a porção mais delicada e preciosa da sociedade humana.

Enquanto uma parcela da sociedade, enxerga os jovens como alienados, problemas sociais ou a causa deles, entendemos a juventude como o futuro do país e a porção mais delicada e preciosa da sociedade humana.

Ao mesmo tempo em que a vulnerabilidade social aponta para a juventude como as maiores fontes de preocupação (violência, desemprego, abandono, baixo desempenho escolar, DST´s, drogas, gravidez sem amparo, entre outras), vislumbra-se uma mudança tendo como atores os próprios jovens. São muitos os exemplos de jovens que desempenham papéis dignos de orgulho, que servem de sementes para um futuro melhor. 

Trabalhar a serviço dos outros exige dedicação e, nestes 20 anos de Projeto dos Meninos & Meninas com o apoio de diversos apoiadores e principalmente da juventude –estamos construindo práticas educativas e espaços reais de aprendizagens.

Vivemos em meio a uma mudança radical de conduta, que é fruto da inversão dos valores fundamentais do ser humano e da vida. Atualmente, a nossa sociedade encontra-se gravemente transformada. A juventude vive intensamente a busca do sentido e da verdade definitiva acerca da sua existência e do mundo. 

Veja como trabalhar o protagonismo nos jovens. 

Siga as seguintes etapas:

1. Apresentação (ou identificação) da situação-problema.
A situação deve ser apresentada do modo mais realista e desafiante possível. É necessário embasá-la em dados, informações e objetivos.

2. Proposta de alternativas ou vias de solução.
Deve-se procurar extrair do grupo o maior número de alternativas ou vias de solução para o problema apresentado.

3. Discussão das alternativas de solução apresentadas.
As propostas devem ser discutidas e criticadas livremente. O grupo deve estar consciente de que as idéias e não as pessoas que as apresentam estão em julgamento.

4. Tomada de decisão.
Durante a discussão, o grupo vai descartando as alternativas mais inviáveis e inconsistentes até chegar à decisão final, que pode ser unânime ou majoritária. Só em caso de omissão da maioria do grupo, a solução deve ser minoritária. Essa, contudo, é uma situação indesejável, que deve ser evitada ao máximo por todos.

Até a próxima.

Category: ,

0 comentários