Fóssil de 280 Milhões de anos no Projeto dos Meninos & Meninas

Projeto dos Meninos | 04:59:00 | 0 comentários


Em exposição permanente, o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP da Universidade Federal doTriângulo Mineiro (UFTM), através de seu supervisor Prof. Dr. Thiago da Silva Marinho, oficializou o “Empréstimo por Tempo Indeterminado” de um tronco fóssil depositado no ser repositório do Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor 
Price” (CPPLIP/UFTM) e proveniente do Programa de Monitoramento e Salvamento 

Paleontológico da LT Colinas (TO) – São João do Piauí (PI), para o Projeto dos Meninos & Meninas do Instituto de Formação, Estudos e Pesquisa São José Operário IFEP,

Descrição do espécime fóssil:

Psaronius sp
Identificação de tombo – CPPP sem número
Localidade da descoberta – Balsas – MA
Idade – Permiano 270 – 280 Milhões de anos
Unidade geológica – Formação Pedra de Fogo

Psaronius sp.
O fóssil em exposição foi coletado no município de Balsas no estado do Maranhão durante o Programa de Monitoramento e Salvamento Paleontológico da Linha de Transmissão LT Colinas TO - São João do Piauí, este fóssil pertence a coleção do Centro e Pesquisas Paleontológicas L.I.Price da UFTM.provém da Formação Pedra de Fogo, unidade geológica pertencente a Bacia do Parnaíba. Representa parte de uma vegetação semelhante as atuais samambaiaçus, algumas delas poderiam atingir até 15 metros de altura. Seu processo de fossilização é por permineralização, no qual o tronco original foi petrificado e atualmente é composto por sílica, mineral muito resistente a decomposição. Os Psaronius foram os primeiro vegetais fósseis descrito no Brasil, ainda no século XIX por volta de 1827.
Estamos desenvolvendo estudos sobre as diversas espécies de plantas existentes, através da Arte Bonsai e esse fóssil vem valorizar nosso espaço e mostrar para as crianças, adolescentes e visitantes que as plantas existem muito antes do ser humano.
Agradecemos aos Professores Luiz Carlos Borges de Oliveira e Prof. Thiago Marinho, bem como os participantes da equipe de escavações do Museu dos Dinossauros Aluísio Humberto da Silva e Carlos Humberto da Silva.

Category: ,

0 comentários