Prêmio Viva Leitura 2009

PROGRAMA PROJETO DOS MENINOS E MENINAS | 10:40:00 | 0 comentários

O Projeto dos Meninos, um Programa para a Formação de Crianças e Adolescentes do Instituto de Formação, Estudos e Pesquisas São José Operário, existente em Uberaba desde 1993, tem mais uma vez um de seus trabalhos reconhecido. O foco do trabalho do Projeto dos Meninos são ações preventivas que promovem o empreendedorismo de crianças e adolescentes.

No mês de outubro de 2009, uma Comissão formada por representantes do Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Cultura e a Ciência, Consed, Undime e Fundação Santillana, entrou em contato com a instituição para divulgar sua qualificação entre os finalistas do Prêmio VIVALEITURA 2009.

O Prêmio VivaLeitura foi criado com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura no país. O prêmio tem realização e o patrocínio da Fundação Santillana, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Prêmio VivaLeitura também faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura.

Os trabalhos de todo o Brasil são inscritos no prêmio VivaLeitura em três categorias: Categoria 1, da qual participam as bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; na Categoria 2, as escolas públicas e privadas; e, na Categoria 3, a sociedade - ONGs, pessoas físicas, instituições de educação superior, instituições sociais e empresas públicas e privadas.

O trabalho "Apoio à Leitura e à Escrita" de Uberaba-MG está entre os cinco finalistas da Categoria 3, juntamente com trabalhos das cidades de João Pessoa - PB, Rio de Janeiro - RJ, Mariana-MG e Nova Lima-MG. Haverá premiação de R$30 mil apenas para o primeiro lugar de cada categoria. Vamos torcer para o prêmio vir para Uberaba!

O trabalho finalista "Apoio à Leitura e à Escrita" é desenvolvido semanalmente na instituição e os critérios para a sua classificação foram: a clareza entre os objetivos e os resultados alcançados; a adequação do trabalho à faixa etária do público alvo; a pertinência da ação desenvolvida com as características da comunidade a que se destina; a criatividade e dinamismo da ação de leitura; a qualidade e abrangência dos resultados alcançados; e o potencial de replicabilidade.

Dia 22 de outubro, Edna Julia, coordenadora e educadora social viaja, juntamente com Marco Cury, diretor do Projeto dos Meninos, com todas as despesas pagas para cerimônia de entrega de prêmios que será no Museu da Língua Portuguesa, na Praça da Luz, em São Paulo, capital. A cerimônia de abertura contará com os palestrantes Fernando Haddad - ministro da Educação; Juca Ferreira - ministro da Cultura; Álvaro Marchesi - secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos; e Emiliano Martinez - presidente do Grupo Santillana. Após o coquetel e a entrega da premiação, os finalistas assistirão ao show "Canto o livro de Jorge Amado", com a cantora Joana.

Marco Cury revela que um dos trabalhos do Projeto dos Meninos estar entre os cinco melhores do Brasil é muito significativo para a equipe e para a comunidade. “Queríamos compartilhar essa premiação com toda a nossa cidade, principalmente com a Associação Educadora da Infância e Juventude, com o Jornal de Uberaba, com a diretora Sueli da Escola Estadual Horizonta Lemos e com a Prefeitura Municipal, que tanto tem colaborado para o desenvolvimento e melhoria do nosso trabalho. "

Conforme evidencia Edna Julia, coordenadora e educadora social do Projeto dos Meninos, ser finalista no Prêmio VIVALEITURA é um grande reconhecimento às ações desenvolvidas na comunidade. "Queria agradecer todos os colaboradores do Projeto dos Meninos, a educadora Márcia Augusta, a Alineriane, o Anderson, os estagiários, as crianças e os adolescentes participantes. O prêmio é de abrangência nacional e tem caráter exclusivamente cultural. Estamos felizes com esse reconhecimento."

Quem quiser entrar em contato com o Projeto dos Meninos é só ligar no 3316-8213 ou no 9185-4400 ou pelo e-mail projetodosmeninos@gmail.com.



Oba, ganhamos livros!!

Hora da Leitura

Preparando as Redações

Category: ,

0 comentários